Durante os dias 21 e 22 de setembro o Projeto Vale Sustentável em parceria com a prefeitura municipal de Carnaubais e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveram a arborização de 10 escolas públicas estaduais e municipais no referido município. A ação contou com a participação das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Obras, além de diretores das unidades escolares, coordenadores pedagógicos, professores, pais e alunos que se envolveram ativamente no plantio das mudas frutiferas.
A atividade possibilitou o plantio de 98 mudas frutíferas de espécies, como: abacate, acerola, cajueiro, goiabeira, graviola, limão, mangueira e tamarindo, que a curto e médio prazo possibilitará o embelezamento paisagístico, a redução da temperatura ambiente e a diversificação da dieta alimentar da comunidade escolar.
Para a professora da Escola Padre José de Anchieta e CEMEI, Terezinha Marinalda: “esse momento que estamos vivendo é muito importante para nós professores e também para os alunos, pois estamos mostrando a importância de preservar o meio ambiente, e nada melhor que plantar plantas frutíferas na nossa escola, para que os alunos venham a se beneficiar dessas frutas. Os alunos aqui são estimulados a terem cuidado com o meio ambiente e não tenho dúvida que elas irão ficar maravilhosas aqui”, afirmou Terezinha após realizar o plantio na escola em que trabalha.
De acordo com o técnico do Projeto Vale Sustentável, Luciano Bezerra durante o plantio das mudas foram utilizados o adubo orgânico, adquiridos juntos aos agricultores, bem como a palha de carnaúba que foi utilizada como cobertura morta para proteger o solo da erosão e conservar a umidade existente no local do plantio.
Para Auriene Cristina Fonseca, agricultora e mãe de aluna do 7º ano da Escola Padre José de Anchieta foi um momento inovador: “Achei a ação muito interessante com a integração da família na escola, eu fiquei muito feliz com essa mobilização na escola”.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.