A equipe técnica do Projeto Vale Sustentável está a todo vapor no acompanhamento e no monitoramento das áreas que foram reflorestadas no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, em Assú. Para garantir a sobrevivência das mudas mesmo durante a longa estiagem que afeta a região, o Projeto Vale Sustentável vem realizando a rega manual das mudas para garantir sua sobrevivência até a chegada da próxima estação chuvosa.
É preciso monitorar e regar essas plantas na área de reserva para termos um resultado positivo da ação de reflorestamento. Nesse sentido, é importante ressaltar que a irrigação dessas mudas, aliada às tecnologias empregadas durante o plantio, como o uso do hidrogel, do adubo orgânico e da cobertura morta que tem garantido a retenção da água no solo, assegura uma reserva de água que viabilize o seu crescimento, principalmente, nos períodos mais críticos em que não há ocorrência de chuvas e a evapotranpiração é intensa.
Os resultados desse conjunto de tecnologias e cuidados com a área reflorestada pode ser observado no desenvolvimento das mudas que após a rega manual brotaram, mesmo estando em pleno período de estiagem.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.