Durante o segundo semestre de 2021, a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável esteve realizando e orientando o início do plantio em hortas agroecológicas nas comunidades de Assú, Carnaubais e Alto do Rodrigues. Impulsionar a produção de horta é uma ação com garantia de sustentabilidade, possibilitando uma alimentação mais saudável e orgânica para a comunidade rural.
Através do Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental foi possível constatar as famílias interessadas em cultivar uma horta, abrangendo uma variedade de vegetais, além de plantas medicinais. Após o levantamento, o Projeto Vale Sustentável forneceu um kit com sementes variadas, regador, ferramentas, adubo, bandeja para cultivo, borrifador e luvas.
O resultado já pode ser constatado na mesa da agricultora Elza Marques, que relata muito emocionada sobre a chegada desse benefício na sua casa: “recebi com muita felicidade, porque eu já estava plantando um pouco e quando chegou as sementes e todo o material foi quando eu consegui levantar e ampliar o meu palanque. Estou muito feliz, porque quando preciso posso colher do meu quintal sem receio de ter produto químico. É tudo orgânico”, a técnica além de beneficiar com uma boa alimentação, também se tornou um passatempo para dona Elza: “É como se fosse uma terapia, todo dia eu cuido com muito carinho, não deixo de regar um dia sequer”, concluiu.
A horta já faz parte do cotidiano das moradoras e moradores, e os alimentos ali produzidos vão direto para a mesa da comunidade, gerando autonomia alimentar e renda extra.
O projeto é uma realização da ANEA, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.