Com o intuito de tornar uma sociedade mais consciente sobre o alimento que consome, o Projeto Vale Sustentável está promovendo o curso de Educação Nutricional nos municípios beneficiados. Em Itajá – RN, o curso aconteceu durante os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, na Escola Municipal Libânia Lopes Pessoa.
Na oportunidade foram debatidos os temas: Alimentação saudável; Discutindo a influência da mídia nas práticas alimentares; Aleitamento materno; Saúde do trabalhador; Boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos; e Beneficiamento e aproveitamento de alimentos. Com um público de 69 pessoas presencialmente e 9 de forma virtual, os participantes aproveitaram a ocasião para retirar dúvidas e aprender de forma simples sobre o alimento e suas interferências no próprio corpo.
Para Yasmin Heloá, nutricionista e ministrante do curso, a sociedade sofre os impactos de uma má alimentação constantemente e precisa de atenção sobre o consumo excessivo: “Podemos observar que hoje a alimentação de fast food está cada vez mais incluída na rotina desses jovens, e além disso, a mídia vem com estratégias de marketing cada vez mais atrativas, o que faz a maioria das crianças e adolescentes procurarem por essas opções. Abordar sobre alimentação saudável desde a primeira infância é muito importante, para que desde cedo aprendam a conhecer o que irá fazer bem à saúde e o que não faz, e a reeducação entra como base, para que a comida de verdade faça parte da rotina alimentar, e os fast food apenas exceções”.
As dúvidas surgiram em todas as etapas, “como oferecer comida a criança que já negou o alimento?”, “o que fazer quando o choro do bebê não passa após a amamentação?”, “a cozinha da escola pode ter muito trânsito interno?”, “devo parar de comer o meu alimento favorito?”, “como oferecer comida de forma saudável para o meu filho?”, a participação esteve assídua em todas as palestras e a nutricionista sanou todas os questionamentos dos participantes.
O ambiente escolar é uma boa alternativa para atingir todos os públicos, segundo a nutricionista Yasmin: “A escola sendo o público alvo do curso, não limita, e sim abrange toda a comunidade e familiares dos alunos, sendo possível potencializar a conscientização de educação nutricional, refletindo gradativamente na formação do planejamento alimentar dentro e fora de casa”.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.