Parceria:

Curso de conservação para alunos da rede pública de ensino em Alto do Rodrigues – RN

Durante os dias 15, 16 e 17 de março, a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável esteve realizando a formação de 166 alunos da rede pública de ensino do município de Alto do Rodrigues, através do curso de Conservação dos Recursos Naturais e Práticas Agrícolas Sustentáveis. O curso contou com as palestras dos engenheiros agrônomos: Obdon Fernandes e Jailson Damasceno, e da pedagoga Camila Fernandes. Acontecendo simultaneamente em 3 escolas diferentes: Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, Escola Municipal Francisco de Oliveira Melo e Escola Municipal Arlindo Martins.

As tardes dos alunos se transformaram em momentos de conscientização sobre o meio ambiente, a forma correta de repensar o lixo e até de como identificar as práticas agrícolas que os familiares já utilizam. Com os olhos atentos e participando de cada detalhe, muitos exclamaram na sala de aula: “o meu pai também faz capinação”, “nós vendemos produtos na feira”, “lá em casa nós fazemos o adubo orgânico”, e a aula se tornou uma forma técnica de repensar as práticas que eles já conheciam de perto.

O curso de Conservação destaca-se por mostrar aos jovens a importância da preservação dos recursos naturais, com a expectativa de formação de novos multiplicadores ambientais na sociedade.

O curso contou com dinâmicas e apresentações acerca do conteúdo repassado, sendo frequente escutar comentários alegres como da aluna Ana Beatriz: “Nós amamos, estamos aprendendo muito, um conhecimento que muitos não sabiam e graças ao Projeto Vale Sustentável que está nos proporcionando esse ensinamento valioso. Queremos mais vezes aqui na nossa sala”, afirmou Ana Beatriz, representando a turma do 9º ano da Escola Arlindo Martins.

Para a professora, Raquel Viana: “O curso foi de relevante importância para os nossos estudantes da etapa final do ensino Fundamental, onde tiveram oportunidade de comparar os conceitos dos anos de estudo na escola com as palestras ministradas, pelo programa que trouxeram abordagens e vivências de práticas sustentáveis tão urgentes, onde se precisam equilibrar-se preservação ambiental, formação profissional e viabilidade econômica para a região. Quem soube aproveitar o curso deu um passo avante para seu futuro”.

O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.

Voltar