Parceria:

Formação de professores da primeira infância em Carnaubais – RN

A formação ambiental para conscientizar as nossas crianças contribui para a construção de um mundo melhor. É assim que atua o Projeto Vale Sustentável. Durante os dois turnos da segunda-feira, 9 de maio, os educadores do município de Carnaubais – RN, tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação do livro de educação infantil “No quintal de dona Tita”, idealizado pelo Projeto Vale Sustentável, com patrocínio da Petrobras.
A formação contou com 76 professores da rede básica de ensino público e foi ministrado por Camila Fernandes, pedagoga do projeto. O evento foi realizado no CEMEI – Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil e contou com o apoio da Secretaria de Educação de Carnaubais. O momento foi de aprendizado, formação e descontração, com a participação por vídeo conferência dos autores dos livros, onde os professores tiveram a oportunidade de cantar juntos a música elaborada para o livro. Foi pura emoção.
Para Camila Fernandes, pedagoga e ministrante, o momento foi rico: “Como profissional da educação , fico feliz em estar proporcionando aos professores da primeira infância, a oportunidade de conhecer este material, que é o livro Almanaque no quintal de Dona Tita, uma obra riquíssima que foi idealizada pela equipe do Projeto Vale Sustentável e escrito com muito carinho pelos autores para ser usado na sala de aula com o objetivo de disseminar a educação ambiental nessa primeira etapa de ensino”.
É fundamental orientar e valorizar o meio ambiente para a formação de uma geração mais comprometida com as causas ambientais. Para as professoras essa oportunidade foi engrandecedora, “Para mim foi maravilhoso, conhecimento sempre é bom”, disse Francisca Francineide; já para Ana Maristela: “Passar os saberes da natureza, para trabalhar a natureza com as crianças foi de uma grande importância, agora o próximo passo é colocar em prática o que aprendemos hoje aqui”.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.
Voltar