O Projeto Vale Sustentável está recebendo uma equipe da Petrobras para conhecer as ações que vem sendo implantadas nas comunidades atendidas. A equipe de fiscalização composta por Leia Guimarães e a Michele Cardoso visitaram nesta segunda-feira (17), o viveiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus de Ipanguaçu que fornece mudas nativas e frutíferas para o plantio e distribuição.
Já na terça-feira (18), as equipes estiveram na área de reserva legal do Assentamento de Reforma Agrária Professor Maurício de Oliveira, no município de Assú/RN, aonde serão reflorestados 36 hectares. Na sede da associação localizada na agrovila, conversaram com os representantes comunitários, agricultores familiares e grupo de mulheres sobre as atividades. Viram de perto o meliponário das abelhas nativas, visitaram os quintais produtivos e realizaram o plantio de ipês na comunidade.
Também nesta terça, as gestoras presenciaram no viveiro de mudas frutíferas, em Ipanguaçu/RN, a tecnica da enxertia, utilizada para unir duas partes de plantas diferentes (da mesma espécie), de modo que elas cresçam como uma só. Esta prática é utilizada principalmente para melhorar a resistência a doenças, aumentar a produtividade ou combinar características desejáveis de diferentes plantas.
A visita continua nos próximos dias.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.