Não devemos poluir os rios porque eles desempenham um papel fundamental para a vida no planeta e para o equilíbrio ambiental. Nesta terça-feira (17), o Vale Sustentável recolheu 600 quilos de resíduos sólidos do Rio Piranhas-Açu, no município de Macau/RN. A equipe encontrou as margens do rio, equipamentos eletrônicos, tecidos, garrafas, sacolas plásticas, fogos de artificio, caixas de remédio, entre outros itens.
Muitas atividades econômicas dependem dos rios, como a pesca, o turismo e a agricultura. A poluição compromete essas atividades, causando prejuízos econômicos e sociais. O manancial é fonte de subsistência das marisqueiras que retiram do mangue os mariscos para comercialização e consumo. Além disso, o local abriga uma grande biodiversidade, como peixes, plantas aquáticas e outros organismos. A poluição com resíduos químicos, lixo e esgoto pode causar a morte desses seres vivos, afetando todo o ecossistema.
Os rios são uma das principais fontes de água doce para consumo humano, agricultura e indústria. A poluição compromete a qualidade da água, tornando-a imprópria para uso e prejudicando o acesso à água potável. Rios poluídos podem espalhar doenças, como leptospirose, cólera e hepatite, principalmente quando há despejo de esgoto ou lixo. Além disso, o consumo de peixes contaminados pode prejudicar a saúde.
Por esses motivos, é essencial adotar práticas sustentáveis, como tratamento de esgoto, descarte adequado de resíduos e uso consciente dos recursos naturais, para preservar a saúde dos rios e garantir água limpa para as futuras gerações.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.