O Projeto Vale Sustentável já é referência na área ambiental no Brasil e por isso tem recebido visitas de órgãos e instituições que desejam conhecer as ações desenvolvidas em campo. Nesta quinta-feira (13), a equipe técnica apresentou algumas atividades para representantes do Serviço Florestal Brasileiro no Vale do Açu, no Rio Grande do Norte.
O Serviço Florestal Brasileiro tem o objetivo de promover o uso econômico e sustentável das florestas públicas brasileiras, gerando emprego e renda por meio do manejo florestal sustentável.
Pela manhã, os profissionais estiveram na área de Reserva Legal do assentamento Professor Maurício de Oliveira – Assú e conheceram diferentes níveis de reflorestamento, realizaram um plantio simbólico de ipês, uma das 48 espécies de mudas nativas usadas no plantio. Outra atividade visitada, implantada pelo projeto foi a criação de abelhas nativas sem ferrão que auxilia na preservação e recuperação ambiental, além de gerar renda para a comunidade.
Os quintais produtivos são parte fundamental do desenvolvimento rural, neles são cultivados frutíferas e hortas agroecológicas, o Coordenador Geral do Projeto, Elisângelo Fernandes, explicou os impactos causados pela ação.
“As árvores frutíferas absorvem dióxido de carbono (CO₂) e liberam oxigênio (O₂), ajudando a reduzir a poluição do ar, fornecem abrigo e alimento para pássaros, insetos polinizadores (abelhas, borboletas) e pequenos mamíferos. Contribuem para a preservação da fauna local, promovendo o equilíbrio ecológico. Ter árvores frutíferas no quintal não só melhora a qualidade de vida, mas também fortalece a conexão com a natureza e contribui para um meio ambiente mais equilibrado. Além disso, é importante ressaltar que o fortalecimento dos quintais produtivos garantem a soberania alimentar das familias, o excedente pode ser comercializado nas feiras e supermercados da região, gerando rendas”, afirmou.
Além disso, conheceram o viveiro de Dona Ana, guardiã de sementes do Bioma Caatinga. Já a tarde, os técnicos vivenciaram as experiências no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Gilmar Rodrigues de Lima – CEEP/Assú. A instituição foi comtemplada com arborização, hortas e cursos. No município de Ipanguaçu, estivemos no viveiro de mudas frutíferas que fornecem para o projeto.
Estiveram no encontro o Coordenador da Unidade Regional Nordeste, Alencar Garlet, a Analista Ambiental, Francisa Sonally de Oliveira e a Analista Ambiental, Coordenação Geral de Bioeconomia, do Serviço Florestal Brasileira de Brasília, Ana Paula Nakamura.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com a @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.