A ação aconteceu nesta terça-feira (01), juntamente com o Projeto Vale Sustentável
O Rio Piranhas-Açu é um importante manancial interestadual e vem sofrendo ações de poluição. Nesta terça-feira (01), o Vale Sustentável recolheu 180 quilos de resíduos sólidos do leito do rio. A atividade contou com a participação de 60 estudantes da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel e envolveu a prefeitura, com a presença da prefeita, dos secretários de Meio Ambiente e Urbanismo, Educação e Administração, a diretora da escola e professores. O projeto tem como entidade executora a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A poluição dos rios é um problema ambiental grave que afeta a biodiversidade, a qualidade da água e a saúde das populações que dependem desses recursos. Fica a cargo da prefeitura realizar o descarte correto dos resíduos coletados nesta ação de limpeza.
Entre os itens recolhidos pelos voluntários estão cadeira de metal, canos de PVC, barras de ferro, arame farpado, garrafa de vidro, garrafa plástica, bolsa, sapato, fralda descartáveis, papelão, latas de refrigerante, copos descartáveis, roupas, bituca de cigarro, cotonete e plásticos de forma geral. É importante ressaltar que o rio é utilizados para abastecimento humano, dessedentação animal, agricultura, indústria, turismo e lazer para a comunidade.
O projeto vem desenvolvendo este tipo de atividade nos nove muncípios atendidos e até 2027 serão realizadas 36 limpezas de praias e rios. Na próxima quinta (03) e sexta-feira (04) será a vez de Areia Branca e Macau, respectivamente.
Foto: Divulgação