Parceria:

Projeto oferece curso simultaneamente para professores da primeira infância, merendeiras e auxiliares, em Macau/RN

A capacitação aconteceu entre os dias 14 a 16 de abril

Educar é uma forma eficaz de trazer à discussão temas relevantes e conscientizar as gerações sobre o meio ambiente. Entre os dias 14 a 16, o Vale Sustentável realizou simultaneamente, os Cursos de Educação Ambiental para professores e auxiliares da primeira infância (66 pessoas) e Educação Nutricional para merendeiras e auxiliares (30 pessoas) do município de Macau/RN. No total foram capacitados 96 profissionais que levam o conhecimento adquirido para as salas de aula. O projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

“Um momento único, muito prazeroso e significativo. Todos os professores deveriam estar aqui”, disse a professora Rogéria Rúbia. A Secretária de Educação, Irani Cunha, participou do curso e falou sobre suas impressões. “As merendeiras ficaram muito satisfeitas com a capacitação, eu particularmente achei fantásticas as orientações para qualquer pessoa. É importante também desenvolver atividades sobre o meio ambiente para a primeira infância, pois as crianças conseguem aprender mais rápido e colocar em prática. É mais fácil de conseguirmos resultados com elas”, afirmou.

A bióloga do projeto, Mahara Cirne, ministrou a capacitação e incentivou a integração do conteúdo entre as disciplinas. “O tema pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, envolvendo ciências, geografia, matemática (com dados ambientais), língua portuguesa (com leitura de textos e produção de opinião), artes e muito mais. Aprendizados sobre reciclagem, economia de água, preservação da fauna e flora, entre outros, podem influenciar positivamente os hábitos dos alunos e de suas famílias”, disse.

Para o Coordenador Geral do projeto, Elisângelo Fernandes, a ação só fortalece a consciência coletiva. “Ensinar crianças sobre a importância do meio ambiente desde a infância ajuda a criar cidadãos mais conscientes e responsáveis. Valores como respeito à natureza, sustentabilidade e consumo consciente ficam mais enraizados quando aprendidos cedo. As próximas gerações vão enfrentar consequências cada vez mais sérias das mudanças climáticas, escassez de recursos e perda da biodiversidade. A educação ambiental prepara os alunos para lidar com esses desafios e buscar soluções, incentiva a reflexão sobre questões sociais, políticas e econômicas relacionadas ao meio ambiente. Isso estimula o pensamento crítico, o debate e o exercício da cidadania”, destacou.

Para o Curso de Educação Nutricional, a nutricionista, Yasmin Heloá, tratou assuntos relevantes no ambiente escolar, tais como a higienização pessoal, escolha por alimentos mais naturais, composição nutricional e um teste rápido de bioimpedância – método usado para avaliar a composição corporal das merendeiras.

Merendeira há dois anos, Fernanda Gonçalves disse que vai levar o conhecimento para além dos muros da escola, vai implantar as dicas em casa .

Fotos: Jaqueline Rondon

Voltar