As abelhas nativas são fundamentais para o equilíbrio ecológico do bioma Caatinga, desempenhando um papel vital na polinização de plantas nativas, muitas das quais são endêmicas (ou seja, só existem nessa região). Nesta quarta-feira (23), a equipe do Projeto Vale Sustentável e o meliponicultor, Ivan Santa Rosa realizaram a entrega de 20 caixas de abelhas Jandaíra para os agricultores do assentamento Pirangi, no município de Galinhos/RN. Agora, as famílias passam também a ser meliponicultores.
Muitas plantas do bioma dependem exclusivamente dessas abelhas para sua reprodução, como o mandacaru, umbuzeiro, juazeiro, entre outras. Durante a entrega, Ivan Santa Rosa explicou como é feito o manuseio das abelhas sem ferrão e como preparar e alimentá-los no período de escassez.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com a @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.