Agricultores e agricultoras do Assentamento Professor Maurício de Oliveira, em Assú/RN, receberam, nesta quarta-feira (1º), 367 mudas frutíferas destinadas ao fortalecimento dos quintais produtivos e da agricultura familiar na comunidade. A entrega aconteceu na sede da associação do assentamento e reuniu as famílias beneficiadas pela iniciativa.
Foram distribuídas mudas de acerola, goiaba, maracujá, abacate, romã, tamarindo, graviola, manga espada, manga maranhão, cuité e rosa, espécies que contribuirão para diversificar a produção agrícola, ampliar a oferta de alimentos saudáveis e gerar novas oportunidades de renda para os agricultores.
A ação busca incentivar a implantação e o fortalecimento dos quintais produtivos, sistemas que unem produção de alimentos, conservação ambiental e aproveitamento sustentável das áreas próximas às residências. Além de promover maior segurança alimentar para as famílias, os quintais possibilitam a comercialização do excedente da produção, fortalecendo a economia local.
A entrega das mudas faz parte das ações voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, valorizando a agricultura familiar e incentivando práticas produtivas que contribuem para a preservação ambiental, a recuperação da biodiversidade e a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais.
“Cada muda entregue representa um investimento no futuro das famílias agricultoras. Com os quintais produtivos, elas terão mais diversidade de alimentos, poderão gerar renda com a venda do excedente e contribuir para a preservação do meio ambiente, fortalecendo uma agricultura cada vez mais sustentável”, disse o Coordenador do projeto, Elisângelo Fernandes.