Fortalecer a agricultura familiar para que ela caminhe unida e organizada também é meta do Projeto Vale Sustentável. Pensando nisso, disponibilizamos o Curso de Associativismo e Cooperativismo, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Carnaubais – RN, com a ministrante Fátima Torres, pedagoga e presidente da Unicafes Rio Grande Norte.
Durante os dias 11, 12, 18 e 19, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a parte teórica dos módulos, entendendo sobre os temas “o que é cooperação”, “qual a história do cooperativismo”, “como se criar uma associação e uma cooperativa”, “qual o papel da cooperativa e da associação”, “como uma cooperativa luta por mais políticas públicas para as comunidades”, entre outros.
Os debates se estenderam com muitas resoluções de dúvidas. Na oportunidade foi possível compreender os erros e acertos das comunidades em que residem com esperança de estruturação, como Emanoel, que planta feijão, milho e pretende abrir uma associação para organizar a comunidade onde vive.
No decorrer do curso, os relatos identificavam o aprendizado já obtido, como na fala da agricultora e sindicalista Antônia da Silva: “Eu agradeço ao Vale Sustentável, por estar dando um choque na gente, eu tenho certeza que vão sair daqui muitas pessoas com alguma mudança na vida. Desde o intercâmbio no Assentamento Maurício de Oliveira, mudou a mentalidade dos jovens da minha casa para a criação de abelha. Os cursos vêm despertando a gente para muitas coisas”.
O associativismo e o cooperativismo aparecem como alternativas de viabilização das atividades econômicas dos pequenos produtores rurais, para Fátima Torres o curso é rico de conhecimento e deve gerar resultados: “Eles tomarem conhecimento das formas de organização é importante para se estimularem a se organizar também, e por outro lado a forma como a gente trata o cooperativismo como forma de acessar as políticas públicas também é interessante, porque muitas vezes eles não tem acesso ao que está na porta deles. Então, eu acho uma riqueza o aprendizado do cooperativismo como acesso às políticas públicas e como instrumento da melhoria da qualidade de vida rural”, e acrescentou: “A turma de carnaubais de agricultores, pé no chão, com muitas mulheres, acredito que sairão bons frutos”.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.