Durante os dias 7, 8, 9 e 11 de março, aconteceu, em Carnaubais-RN e na Comunidade de Vila Nova, o Curso de Conservação dos Recursos Naturais e Práticas Agrícolas Sustentáveis, com os ministrantes Elisângelo Fernandes, geógrafo e coordenador geral do Projeto Vale Sustentável, Camila de Macedo, pedagoga e Luciano Bezerra, técnico e socioeducador.
Durante os 3 módulos as duas turmas tiveram a oportunidade de debater sobre: Impactos Ambientais no Semiárido Potiguar, Resíduos Sólidos e Práticas Agrícolas Sustentáveis com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a construção da sustentabilidade ambiental no plano local e a consequente melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações.
Somando 80 agricultores e agricultoras, o Projeto Vale Sustentável conscientizou sobre a importância da reciclagem, com novas formas de repensar o descarte do lixo, além de alertar sobre o processo de desertificação na região. Foram abordados os impactos sociais, ambientais e econômicos, bem como a degradação ambiental que reduz a qualidade de vida nas áreas degradadas. Todos os módulos contaram com dinâmicas envolvendo a participação de todos os alunos, além da oportunidade de conhecer o hidrogel, polímero retentor de água aplicado durante o reflorestamento das áreas beneficiadas.
A prática do curso de conservação aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11, no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, onde os alunos tiveram o contato com o reflorestamento e a oportunidade de conhecer o meliponário com 15 colmeias, e também, os quintais produtivos desses agricultores, vivenciando mais de perto os benefícios do projeto em uma agrovila.
“Quero agradecer ao Projeto Vale Sustentável, pois o que a gente aprendeu aqui a gente com certeza vai levar para o futuro, eu hoje com 44 anos tenho feito algo para que aconteça, começando pelo lixo de casa, colocando a garrafa no canto certo a gente vai dar exemplo para toda a sociedade”, afirmou Francisco Caninde Nunes, agricultor de Carnaubais.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras, por meio do programa Petrobras socioambiental.