Durante os dias 22, 23 e 25 de fevereiro, aconteceu o curso de Educação Nutricional em Assú – RN. Mais um município contemplado com os objetivos de formação do Projeto Vale Sustentável. O curso tem certificação de 20 horas, sendo ministrado pela nutricionista, Yasmin Helóa.
Com um público de 60 merendeiras e auxiliares gerais das escolas públicas, o curso promoveu debates importantes, sanando dúvidas sobre questões cotidianas e populares como: “existe leite fraco?”, “como orientar a alimentação da criança que rejeita tudo?”, “a cólica vem do leite materno?”, entre outras.
As merendeiras relataram durante o curso a dificuldade em relação a merenda escolar: “Os pais já se adaptaram a mandar biscoitos e refrigerantes, embora nós ofertamos canja e outros alimentos, mas eles se negam a comer”. Outra merendeira, enquanto assistia o Documentário Além do Peso, exclamou: “Estou apavorada com o processamento dos alimentos embutidos, não vou mais comer sem lembrar desse momento”. A participação envolveu a oportunidade de desmistificar e conhecer o que é ofertado na mesa do consumidor, formando cidadãos mais conscientes.
Yasmin Heloá, nutricionista e ministrante, enfatizou durante todo o curso que é possível ter “comida de verdade” acessível, plantando hortas agroecológicas no próprio quintal: “O consumo de alimentos orgânicos traz benefícios à saúde e ao meio ambiente pois não faz uso de agrotóxicos, substâncias tóxicas, fertilizantes químicos e sintéticos. Os produtos da agricultura orgânica são mais saudáveis, contém mais sabor e qualidade superior, além de conter mais nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes que as versões convencionais. A oportunidade de plantar sua própria horta irá beneficiar muito todos que fazem uso desses alimentos”.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.