Parceria:

Curso de meliponicultura em Assu – RN

Durante os dias 13 e 14 de junho, aconteceu no Assentamento Professor Mauricio de Oliveira, em Assu – RN, o curso de meliponicultura para agricultores familiares.
Em novembro de 2021 a comunidade recebeu uma estrutura de meliponário com 15 colônias de abelha Jandaíra nativa e sem ferrão, que atualmente estão polinizando os quintais produtivos e beneficiando as árvores frutíferas do entorno, que foram doadas, através do projeto.
O curso foi ministrado por Ivan Santa Rosa, graduando em tecnologia da agroecologia pela UERN e vice presidente da AMEP (Associação Estadual de Meliponicultores e Meliponicultoras Potiguar) e João Paulo Evangelista, historiador e agroecólogo em formação, ambos meliponicultores.
O projeto atua disseminando e capacitando sobre a importância da abelha para a humanidade. Acordando a população para a preservação das espécies nativas do nosso bioma Caatinga. Além de conscientizar sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e para a alimentação do dia a dia.
Para João Paulo Evangelista, meliponicultor, atentar sobre a importância das abelhas é uma atividade constante e urgente, principalmente, quando se trata de preservação: “O principal trabalho que as abelhas desenvolvem no meio ambiente é a questão da polinização, a gente não deve se atentar para as abelhas somente como uma fonte geradora de renda, e sim sobre a função que ela desempenha no meio ambiente, que é a sustentação de todos os ecossistemas por meio da polinização”, e finalizou: “é importante trazê-las para esse contexto, o trabalho social que cada uma desempenha dentro de sua colônia, isso acaba despertando na gente um senso de preocupação, de sensibilidade com as questões ambientais”.
Cuidar, preservar e valorizar as abelhas é função de todos os seres humanos.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.
Voltar