Encerramos hoje (26), em Carnaubais, o curso de Associativismo e Cooperativismo, que também contou com a participação de moradores da comunidade quilombola Picadas, em Ipanguaçu. Ao todo, 20 pessoas concluíram a capacitação, que abordou temas essenciais para fortalecer o trabalho coletivo, a gestão democrática e a geração de renda a partir da organização comunitária.
Como resultado concreto dessa caminhada, foi construído o Estatuto Social e escolhida a diretoria que dará início à criação de uma nova cooperativa, marco importante para o desenvolvimento local e para a autonomia dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
A realização do curso de formação contou com o apoio do setor de Responsabilidade Social da Petrobras RNCE, da Termoaçu, da Prefeitura de Carnaubais e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Mais do que um curso, este foi um passo rumo ao fortalecimento da agricultura familiar, da economia solidária e da união entre comunidades.
Fotos: Luciano Bezerra