Um meliponário é um local destinado à criação e manejo de abelhas sem ferrão, conhecidas como abelhas nativas ou meliponíneos (família Meliponini). Essas abelhas são típicas de regiões tropicais e subtropicais, como o Brasil, e produzem mel, própolis e cera, além de serem grandes polinizadoras da flora nativa. Nesta quarta-feira (24), o Projeto Vale Sustentável entregou 20 colmeias de abelhas Jandaíra para os agricultores do assentamento de reforma agrária Vassouras, no município de Carnaubais/RN.
As abelhas são mantidas em caixas de madeira específicas, adaptadas para facilitar o manejo e coleta do mel. Além da produção de mel, os meliponários ajudam na preservação das espécies e na polinização de plantas nativas e cultivadas. Seu mel é muito valorizado por seu sabor único e propriedades medicinais, embora seja produzido em menor quantidade que o mel da abelha Apis mellifera (abelha com ferrão).
Criar um meliponário é também uma forma de conservação ambiental, já que muitas dessas abelhas estão ameaçadas devido à destruição de habitats e uso de agrotóxicos.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com a @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.