Parceria:

Estudantes de escolas públicas de Carnaubais/RN aprendem noções de educação ambiental, em curso ofertado por projeto da Petrobras

Ensinar educação ambiental nas escolas públicas é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. Entre os dias 06 a 08 de maio, a equipe do Vale Sustentável ministrou a formação para 53 estudantes das Escolas Municipais Padre José de Anchieta, Abel Alberto da Fonseca e Princesa Isabel, no município de Carnaubais/RN.

O projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A capacitação tem como objetivo principal conscientizar os jovens sobre a importância da preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Dividido em três módulos: Os impactos ambientais e a importância da educação ambiental para a sustentabilidade socioambiental do Semiárido Potiguar; Práticas Agrícolas Sustentáveis e Resíduos Sólidos.

O curso prepara os alunos para atividades que eles vivem no cotidiano como o cultivo de alimentos que abastecem nossas mesas, bem como cuidado com a água proveniente do Rio Piranhas-Açu, considerado como o principal manancial da região.

“Problemas como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas exigem mudanças de comportamento em larga escala. A escola é um ponto estratégico para formar uma nova geração mais engajada na proteção do planeta”, disse a Técnica em Agroecologia do Projeto, Evanira Araújo que também ministrou o módulo Práticas Agrícolas Sustentáveis.

A educação ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, envolvendo ciências, geografia, matemática, português, entre outras, tornando o aprendizado mais rico e contextualizado. Ao discutir temas ambientais, os estudantes aprendem a analisar problemas complexos, buscar soluções e entender a relação entre sociedade, economia e natureza.

Na quinta-feira (8), os estudantes colocaram em prática as lições aprendidas em sala de aula com a implantação de uma horta escolar agroecológica. Os estudantes utilizaram o adubo orgânico e a cobertura morta para o cultivo de coentro, cebolinha, ervas medicinais e mudas frutíferas. As hortaliças devem auxiliar na merenda e nas ações de estudo complementares. A atividade prática foi desenvolvida na Escola Padre José de Anchieta que recebeu um Kit horta composto por sementes de legumes, verduras e ervas medicinais, além de equipamentos e insumos.

A professora Edinete da Silva falou sobre a ação. “A sementinha foi plantada na cabeça deles e os frutos virão. Eles se mostraram bastante empolgados com a criação de abelhas e o uso do hidrogel”.

A Coordenadora pedagógica do município, Suênia Talismenia da Silva destacou a parceria. “O Curso contribui e fortalece a nossa educação. A capacitação reforça o que plantamos hoje é o nosso futuro. É uma campanha de conscientização em que os alunos se apropriam do que é o meio ambiente. Esse curso está marcando o início da educação integral para turmas do nono ano”, afirmou.

Fotos: Jaqueline Rondon

Voltar