A influenciadora digital, Rayssa Galvão, esteve no Rio Grande do Norte, no Vale do Açu, para gravar o episódio Mochileiras, série direcionada às redes sociais, produzida pela Petrobras. Detentora do @rayneon, a jornalista mostra as atividades desenvolvidas pelos projetos apoiados pela empresa.
“Estou apaixonada, visitei o viveiro, conheci várias coisas do Projeto Vale Sustentável, foi incrível conhecer vários tipos de plantas frutíferas e até medicinais. To saindo daqui cheia de informação, amei”, disse a influenciadora
Para este episódio da série, as gravações se concentraram nos viveiros de mudas nativas e frutíferas e na arborização de escolas públicas, envolvendo a comunidade na atividade. Na última década, o Projeto produziu mais de 203 mil mudas nativas e 27 mil mudas frutíferas.
O Projeto Vale Sustentável, que conta com a parceria da Petrobras, atua no RN há mais de 10 anos. Neste período já recuperou 290 hectares de áreas degradadas, capacitou mais de 70 agentes ambientais nos municípios de Assú, Carnaubais, Guamaré, Alto do Rodrigues e Itajá.
Além disso, as ações levaram dignidade e independência econômica para mais de cinco mil famílias do campo, seja através da implantação dos quintais produtivos, das hortas agroecológicas ou implementação dos meliponários.
“Estamos na terceira etapa deste projeto tão relevante para o Rio Grande do Norte e para o futuro do planeta. Com cada área recuperada, nasce a expectativa de um mundo mais sustentável que consiga enxergar que a preservação do Bioma Caatinga é mais eficaz do que a sua restauração, que depende de fatores climáticos, edáficos e financeiros”, frisou o Coordenador do Vale Sustentável, Elisângelo Fernandes.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.