Parceria:

Instalação de meliponário no Assentamento Pirangi, em Galinhos/RN

As abelhas desempenham um papel crucial para a natureza e para a sobrevivência de muitos ecossistemas. São elas as principais polinizadores de plantas com flores. Neste sentido, o Vale Sustentável vem implantando meliponários de abelhas nativas do Bioma Caatinga nas comunidades atendidas pelo projeto, como no Assentamento Pirangi, no município de Galinhos/RN.

Os moradores vão receber capacitação sobre o manuseio das abelhas e serão responsáveis pelo cuidado com elas.

A polinização ocorre quando as abelhas coletam néctar e pólen de flores, transferindo o pólen de uma flor para outra, o que permite a fertilização e a produção de frutos e sementes, isso garante a reprodução de diversas plantas, contribuindo para a diversidade vegetal. Cerca de 75% das culturas alimentares do mundo dependem, pelo menos parcialmente, da polinização realizada por abelhas e outros insetos. Isso inclui frutas, vegetais e nozes.

Além de ajudar na produção de frutas, legumes e grãos, as abelhas produzem mel, cera, própolis e geleia real, que têm grande valor nutricional e econômico. Elas são sensíveis a mudanças no ambiente, como poluição, desmatamento e uso de pesticidas. O declínio de populações de abelhas pode ser um sinal de alerta para desequilíbrios ambientais.

Ao apoiar a regeneração de florestas e plantas, as abelhas ajudam a combater a erosão do solo, regulam o ciclo da água e promovem a captura de carbono, contribuindo para o equilíbrio climático.

O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Voltar