Parceria:

Intercâmbio de Agricultores de Carnaubais – RN

Na manhã desta sexta feira (11), as duas turmas do curso de Conservação dos Recursos Naturais e Práticas Agrícolas Sustentáveis da comunidade de Vila Nova e de Carnaubais – RN, estiveram realizando o 1º Intercâmbio de Produtores Rurais no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, em Assu – RN.

Cerca de 80 alunos tiveram a oportunidade de observar diversas experiências êxitosas implantadas no Assentamento, como também o reflorestamento de áreas degradadas, os quintais produtivos, as hortas agroecológicas e os meliponários de abelhas nativas.

Com os olhares atentos, pés no chão e vontade de observar a comunidade beneficiada, os produtores tiveram a oportunidade de plantar durante a aula prática e sanaram dúvidas referentes a produtividade dos pomares e a comercialização da produção.

Um dos pontos mais curiosos aconteceu após a apresentação da abelha nativa com a abertura de uma das colmeias, mostrando a abelha Jandaíra e sua importância para a polinização da sociedade.

Os alunos ainda se mostraram interessados em novos aprendizados e práticas, com a esperança de ampliação das ações realizadas pelo projeto ambiental. “Eu achei bom, conheci muita coisa que eu não sabia, já estou com 52 anos e ainda não sabia. Como o hidrogel que eu nunca vi que colocava isso nas plantas, e essas abelhas que são muito importantes e bonitas. Foi um dia bem diferente, eu gostei bastante”, disse com um sorriso no rosto seu Antônio Fernandes, agricultor familiar de Carnaubais.

Para Gilmara Fernandes, agricultora, o momento propiciou o contato com um produto novo: “Foi muito proveitosa essa aula, aprendi muito, muito mesmo. Seria bom que todos os agricultores se voltassem mais para a agricultura, tanto para aproveitar a plantação, como essa parte da abelha que eu gostei muito, e isso nos ajuda mais e mais a nos empenhar a plantar e não desmatar. Natureza é vida, nós temos que produzir cada vez mais, pois árvore é vida. A aula foi muito boa, espero que venha novamente, em nome de Jesus. Nunca tive experiência com o hidrogel, aqui cavei o buraco, adubamos, colocamos gel, depois a planta, a areia e a cobertura morta”.

A experiência fugiu do tradicional e criou novas ideias com ânimo para a produção desse ano, dos agricultores e das agricultoras familiares, o projeto acredita na construção de uma sociedade mais igualitária, através de ações como essas.

O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.

Voltar