Parceria:

Merendeiras do município de Carnaubais recebem capacitação em educação nutricional

O treinamento foi ministrado pelo Projeto Vale Sustentável

A educação nutricional para as merendeiras é essencial porque elas desempenham um papel fundamental na alimentação escolar e na saúde das crianças. Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Projeto Vale Sustentável capacitou 30 mulheres que trabalham nas cozinhas escolares do município de Carnaubais, no Rio Grande do Norte. O Vale Sustentável tem como entidade executora a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Durante o Curso de Educação Nutricional, ministrado pela especialista Yasmim Heloá, as merendeiras aprendem a preparar refeições equilibradas, garantindo que os alunos recebam os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento. A capacitação ensina boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, prevenindo contaminações e garantindo refeições seguras. Algumas crianças têm restrições alimentares, alergias ou necessidades específicas. A educação nutricional ajuda as profissionais a atenderem esses casos com segurança.

O conhecimento sobre ingredientes regionais permite que elas utilizem alimentos saudáveis e acessíveis, promovendo a sustentabilidade e incentivando hábitos alimentares positivos. Uma alimentação balanceada contribui para a concentração e o rendimento acadêmico dos alunos, reduzindo problemas como fadiga e desatenção. As merendeiras podem ser multiplicadoras de bons hábitos alimentares, influenciando crianças, pais e até mesmo a comunidade.

Ao final dos dois dias de treinamento, a nutricionista realiza a bioimpedância de cada merendeira fazendo com que as profissionais também tenham um olhar crítico para a própria alimentação.

Fotos: Jaqueline Rondon

Voltar