Nesta terça-feira (06), a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável percorreu 250 quilômetros até a cidade de Serra do Mel para assinar o Termo de Parceria com o município. Realizado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA/RN), com o apoio da Petrobras, o projeto vai atuar nas áreas da agricultura familiar, segurança hídrica e educação ambiental nas zonas rural e urbana do respectivo município.
O Coordenador do Vale Sustentável, Elisangelo Fernandes, apresentou as ações que já foram desenvolvidas, ao longo de 10 anos, e explanou sobre as atividades propostas para o município. “No período de vigência do Termo de Parceria (2023 a 2027), vamos trabalhar a educação ambiental na área urbana e rural, a arborização de espaços públicos e de agrovilas, o fortalecimento da agricultura familiar, através da implantação dos quintais produtivos com a distribuição de mudas frutíferas e criação de hortas agroecológicas, a instalação das cisternas calçadão e reuso de águas, bem como a promoção de mutirões de limpeza nas comunidades atendidas”.
“Esse Projeto Vale Sustentável é muito importante para nossa região, especialmente para Serra do Mel. Com essa parceria vamos desenvolver bons trabalhos em prol da nossa população, o que vai envolver a educação ambiental, o fortalecimento da agricultura familiar. Eu creio e confio que o projeto irá contribuir para o desenvolvimento econômico do nosso município. Temos um meio ambiente limpo, estamos propiciando para que empresas venham se instalar no nosso município. Esse trabalho em conjunto será de grande importância para toda Serra do Mel”, afirmou o gestor do município, Bibiano de Azevedo.
Também participaram do encontro o Secretário de Infraestrutura, Iranilson Lopes; a Secretária de Turismo e Meio Ambiente, Izaura Veras; a Secretária de Agricultura, Andrea Vicente; o Secretário de Recursos Hídricos, Jairton de Oliveira; a Secretária de Educação, Milani Azevedo e o Assessor de Comunicação, Aclecivan Soares.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Curiosidade
Serra do Mel é reconhecida como a capital da Castanha e desde 2020, a “Castanha de Caju da Serra do Mel”, é Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.