Parceria:

Projeto apoiado pela Petrobras promove diversas atividades de consciencialização na Semana Mundial da Água

Foram realizadas palestras e limpeza do Rio Piranhas-Açu, em Carnaubais/RN

Estudantes, professores, poder público e equipe do Vale Sustentável realizaram nesta sexta-feira (21), a limpeza do Rio Piranhas-Açu, no município de Carnaubais, no Rio Grande do Norte. Participaram da ação 80 pessoas e recolheram cerca de 100 quilos de resíduos sólidos. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no em 22 de março. O Projeto Vale Sustentável tem como entidade executora a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O trabalho de conscientização e preservação dos recursos naturais vem demonstrando bons resultados nos últimos anos. Esta é a 6ª limpeza do Rio Piranhas-Açu, em Carnaubais que tem diminuído na quantidade de resíduo recolhido a cada ano. A Subsecretária de Meio Ambiente, Mardja Luma da Silva Sales, comentou sobre a ação. “E muito importante plantar uma sementinha no coração destas crianças. O rio vem se mantendo limpo, graças a estas parcerias, entre prefeitura e Vale Sustentável”, disse.

A Coordenadora Pedagógica, Suênia Talismenia da Silva, também falou sobre a atividade. “Nossas crianças passaram a semana imersas na fundamentalidade da água e nada melhor do que culminar numa ação de zelo e de preservação por este líquido tão preciso”, afirmou.

Com o tema: “Água e sustentabilidade: um contexto de saúde única”, na terça-feira (18), a equipe ministrou uma palestra para estudantes da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, no município de Alto do Rodrigues/RN.

Em parceria com a Regional da Responsabilidade Social da Petrobras – RNCE, realizaram na quarta-feira (19), a distribuição de 100 mudas frutíferas para moradores da comunidade Tabuleiro Alto, também no município de Alto do Rodrigues. Espécies de caju, goiaba, acerola, maracujá, graviola, pinha, pitanga, tamarindo, romã, mangas cuité, maranhão, rosa e espada destinadas a arborização de espaços públicos em áreas urbanas e rurais e também ao fortalecimento dos quintais produtivos.

Na ocasião, 100 estudantes realizaram o plantio simbólico de quatro mudas de mangueiras na respectiva comunidade, o que trará vários benefícios, como: a redução da temperatura ambiente e da poluição atmosférica. Além disso, a ação contribuirá para embelezamento paisagístico, é o uso do espaço para recreação e lazer.

Já na quinta-feira (20), a palestra foi apresentada a 49 estudantes do município de Carnaubais. O Coordenador Geral do projeto, Elisângelo Fernandes destacou os efeitos da ação. “A limpeza dos rios é fundamental por vários motivos, tanto ambientais quanto sociais e econômicos. Os resíduos sólidos, como plásticos e metais, podem causar a morte de peixes, tartarugas e outros organismos aquáticos por asfixia, ingestão ou enredamento. Podem bloquear canais e bueiros, dificultando o escoamento da água, aumentando o risco de enchentes em áreas urbanas. A água poluída pode se tornar um criadouro para mosquitos e outros vetores de doenças. O acúmulo de lixo pode contaminar a água com substâncias tóxicas, prejudicando seu uso para consumo humano, irrigação e recreação, além de outros fatores”, frisou.

A poluição dos rios afeta não só a vida aquática, mas também toda a cadeia alimentar, impactando a fauna e a flora ao redor. Muitos resíduos plásticos que chegam aos rios acabam nos oceanos, contribuindo para o problema global da poluição marinha e da morte de animais marinhos. A limpeza deve ser acompanhada por políticas de conscientização e gestão adequada de resíduos para evitar que o problema se repita.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com as prefeituras, por meio das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Voltar