Nesta quinta-feira (23), uma equipe do Vale Sustentável apresentou as ações do projeto para moradores do Assentamento Pirangi, na Península de Galinhos. A reunião aconteceu pela manhã na Casa Sede, na ocasião foi realizado o cadastramento de 41 famílias para receber mudas frutíferas.
Realizado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos – ANEA/RN, em parceria com a Petrobras, o Projeto Vale Sustentável vem transformando o cenário do semiárido potiguar. Entre as principais atividades está o fortalecimento da agricultura familiar, através da implantação de quintais produtivos que auxiliam na alimentação e economia local.
O presidente da Associação Projeto de Assentamento Pirangi, João Cristóvão de Lima, falou sobre a expectativa da implantação das ações. “Esperamos crescer e desenvolver a comunidade”.
O coordenador do projeto, Elisângelo Fernandes, destacou as atividades que serão implementadas nesta etapa. “A Península de Galinhos é um dos novos municípios que vai receber ações do Vale Sustentável. Iniciamos hoje o cadastramento das famílias no Assentamento Pirangi para receber as mudas frutíferas, mas desenvolveremos outras atividades, como a valorização da pesca e limpeza de praias e rios. É importante frisar que o projeto é referência, tanto no âmbito ambiental, quanto social”.
O Assentamento Pirangi possui 167 famílias que serão atendidas pelo Projeto Vale Sustentável ao longo dos quatro anos de atividades.