Ter pomares e hortas nas escolas traz muitos benefícios educativos, ambientais, e de saúde, complementando a educação dos alunos de forma prática e interdisciplinar. Nesta quarta-feira (13), a equipe técnica do Projeto Vale Sustentável realizou o mapeamento de oito escolas públicas que vão receber atividades deste tipo em Guamaré, no Rio Grande do Norte. O levantamento aconteceu nos Assentamentos Umarizeiro e Lagoa de Baixo, além do distrito baixa do Meio, comunidades Salina da Cruz.
Com os pomares, as crianças e adolescentes conhecem sobre o cultivo de frutas, a importância da preservação ambiental e os ciclos naturais das plantas. Esse contato ajuda a desenvolver uma consciência ecológica desde cedo. Já as hortas permitem que as crianças aprendam sobre alimentação saudável, incentivando o consumo de vegetais frescos e orgânicos. Isso ajuda a desenvolver uma consciência sobre escolhas alimentares, incentivando uma dieta mais equilibrada e rica em nutrientes.
Cuidar de uma horta envolve diversas atividades, como preparar o solo, plantar, regar e colher. Essas práticas ajudam a desenvolver habilidades de paciência, responsabilidade e trabalho em equipe, além de reforçarem a capacidade de observação e de cuidado com o meio ambiente. Mexer com a terra, sentir o cheiro das frutas e ver os diferentes estágios de crescimento das plantas são experiências ricas para o desenvolvimento sensorial.
Estar em contato com a natureza reduz o estresse, melhora o humor e estimula o respeito pelo meio ambiente promovendo uma conscientização ambiental. Os alunos aprendem sobre a importância da biodiversidade, da preservação dos solos e de práticas sustentáveis de cultivo. O tempo gasto no pomar pode ajudar no bem-estar emocional, contribuindo para a melhoria da saúde mental e da disposição para o aprendizado.
Um pomar ou horta ensina sobre o valor do trabalho agrícola e o impacto positivo da agricultura para a comunidade. Isso pode inspirar um maior respeito pela produção de alimentos e pelo meio ambiente, promovendo a redução do desperdício. Pode servir também como um laboratório natural, onde professores ensinam ciências, matemática, biologia, sustentabilidade e até história, usando as plantas e o solo como base prática. Isso torna o aprendizado mais concreto e dinâmico.
Assim, pomares escolares criam um espaço multifuncional de aprendizado, promovem saúde e conectam as crianças a práticas sustentáveis que podem levar para a vida toda.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.