Ontem (02), o Projeto Vale Sustentável deu continuidade às ações de reflorestamento no Assentamento Santa Maria III, em Guamaré/RN.
A iniciativa reforça o compromisso com a recuperação ambiental, a recomposição vegetal e o fortalecimento da biodiversidade local, contribuindo diretamente para a restauração de áreas que necessitam de cuidados ecológicos.
O trabalho está sendo executado por agricultores e agricultoras da própria comunidade, que participam ativamente de todas as etapas do processo, unindo conhecimento técnico e saberes tradicionais. Além de promover a recuperação do ecossistema, a ação também fortalece o protagonismo local e gera impacto social positivo.
As atividades seguem um planejamento técnico estruturado: identificação das clareiras para definição estratégica dos pontos de plantio, preparo do solo, aplicação de adubação orgânica para enriquecimento nutricional das mudas e utilização do hidrogel — tecnologia essencial para aumentar a taxa de sobrevivência das espécies plantadas.
O hidrogel atua na retenção e liberação gradual de água diretamente nas raízes, reduzindo o estresse hídrico, especialmente em regiões de clima semiárido. Essa solução contribui significativamente para o sucesso do plantio e para o desenvolvimento saudável das mudas, fortalecendo a biodiversidade da região.
