Parceria:

Visita da Petrobras ao Projeto Vale Sustentável

Nesta terça-feira (03/12), recebemos Francis Oliveira, fiscal de projetos da Petrobras. A visita se concentrou nos municípios de Assú e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte e teve como objetivo mostrar as áreas de atuação e as ações do Vale Sustentável.

Pela manhã a equipe esteve na área de reserva legal do assentamento de reforma agrária Professor Maurício de Oliveira, mostrando a localidade que foi reflorestada nas duas últimas versões do projeto que ocorreram durante o período de 2013 a 2022 e o local que será recuperado com a ajuda dos moradores, até 2027.

Os profissionais estiveram na sede do assentamento onde visitaram os quintais produtivos desenvolvidos nos lotes residenciais dos agricultores. Francis pôde experimentar frutas frescas, como manga, caju, seriguela e azeitona cultivadas no quintal de Lidiane. Também viu a horta agroecológica e plantas medicinais produzidas no local.

Pimenta, pimentão, coentro, cebolinha, alface e tomate cereja foram algumas das hortaliças apresentadas no quintal de dona Lôura, como é popularmente conhecida na região. Ela também produz uma infinidade de frutíferas.

Já na residência da senhora Ana, acompanhamos o crescimento das mudas nativas plantadas em viveiro, desenvolvido pela agricultora a partir das experiências do projeto. Hoje ela possui um banco de sementes, como mostra a imagem acima.

Levamos Francis até o meliponário instalado na sede da associação para uma demonstração do funcionamento das colmeias. As abelhas Jandaíra são nativas do Bioma Caatinga e desempenham um papel preponderante na polinização da vegetação nativa e também dos quintais produtivos. Essa espécie está ameaçada de extinção e em decorrênciadesse fato vem sendo protegida e multiplicada pelo referido projeto.

No final da manhã a equipe também esteve no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Gilmar Rodrigues de Lima (CEEP), onde o gestor pode conhecer as ações de educação ambiental, de arborização com árvores nativas e frutíferas e a horta agroecólogica implantada pelo projeto.

Já na parte da tarde, a visita se concentrou em Ipanguaçu nos viveiros que fornecem as mudas para o plantio nos quintais, arborização das cidades e escolas e para o reflorestamento das áreas de reserva legal e de preservação permanente.

Ainda na segunda-feira (02/12), Francis esteve na sede da Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), entidade executora do Vale Sustentável.

O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Voltar