A equipe técnica do Projeto Vale Sustentável vem acompanhando as ações de restauração florestal e fortalecimento da agricultura familiar desenvolvidas nas comunidades e Assentamentos de Reforma Agrária situados no estado do Rio Grande do Norte ao longo de 10 anos de atividades.
Nesta quarta-feira (23), a equipe visitou a área de reserva legal do Assentamento Lagoa de Baixo, localizada no município de Guamaré, onde foi reflorestado um total de 20 hectares de áreas degradadas.
O objetivo dessa ação é monitorar o crescimento das árvores, bem como identificar a necessidade de rega manual das mudas e tratos culturas a serem realizados na área.
Uma das obervações dos técnicos é que o cercamento da área tem se mostrado eficaz, uma vez que o isolamento desse espaço tem dificultado a entrada de animais como bovinos, caprinos e ovinos, bem como a degradação do ambiente em decorrência de atividades humanas, o que tem permitido que o banco de sementes possa atuar na regeneração desse importante ecossistema de Caatinga.
O projeto Vale Sustentável é uma realização da @anearnoficial em parceria com @petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.