Parceria:

Curso de Educação Nutricional em Alto do Rodrigues – RN

Aconteceu durante os dias 16, 17 e 18 de fevereiro, o curso de Educação Nutricional para merendeiras e auxiliares de serviço geral, no município do Alto do Rodrigues – RN. O curso abordou sobre a nutrição e seus impactos para uma melhora na qualidade de vida da população. O curso contemplou alimentação saudável, aleitamento materno, influência da mídia na alimentação, saúde do trabalhador e boas práticas de manipulação dos alimentos.
Estiveram presentes durante os 3 dias um público de 73 mulheres, participando e interagindo em todas as ações. Elena Rosalinne, auxiliar geral da escola CEMEI, já espera a próxima oportunidade de aprendizagem: “gostei muito do curso porque tive a oportunidade de conhecer mais sobre os alimentos, sobre alimentação saudável, sobre como manipular os alimentos em nosso local de trabalho. Eu espero que o curso volte mais vezes na cidade, para aprender ainda mais”.
Já para Bianca Ferreira, o conteúdo impactou diretamente na sua vida: “eu me surpreendi muito com o curso, porque ela ensinou várias coisas que eu não sabia, tanto para casa, quanto para a escola em que eu trabalho. E também eu tenho uma bebê de 10 meses, foi uma oportunidade única para aprender sobre amamentação, não vou esquecer nunca”.
Durante todos os dias de curso, o apoio da coordenação de merenda escolar do município e a equipe de nutricionistas estiveram presentes. Para Erika Rejane, Coordenadora Responsável Técnica da Merenda Escolar do Município, o evento foi uma oportunidade de valorização da classe, além de somar com a programação existente: “Esse curso abrange uma de nossas atribuições, então dentro da legislação da merenda escolar a gente já teria que desempenhar essa ação. Vocês anteciparam essas atividades, foi muito bom. As merendeiras tiveram a oportunidade de ver de uma forma diferente, com outra pessoa, é como se a atração fosse melhor”, e finalizou: “O evento em si é uma espécie de valorização das merendeiras, pois proporcionou um evento delas, para elas, dentro da própria escola. Então foi muito importante tanto para o aprendizado, como para a valorização profissional da categoria”.
O curso tem uma carga horária de 20 horas e foi ministrado por Yasmin Helóa, nutricionista: “O Curso de Educação Nutricional tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através da orientação de uma alimentação adequada e saudável, contribuindo de maneira significativa no controle do avanço da prevalência das doenças crônico-degenerativas. A escola sendo o público alvo do curso, não limita, e sim abrange toda a comunidade e familiares dos alunos, sendo possível potencializar a conscientização de educação nutricional, refletindo gradativamente na formação do planejamento alimentar dentro e fora de casa”, frisou Yasmin.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.
Voltar