Parceria:

Dia nacional de proteção às florestas

Hoje, 17 de julho, comemoramos o Dia de Proteção às Florestas. Segundo a Organização das Nações Unidas, a floresta pode ser definida como uma área medindo mais de 0,5 hectare com árvores maiores que 5 metros de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros no lugar. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano. No Brasil, encontramos importantes florestas, destacando-se a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta.
O nosso país contém a flora mais rica do mundo, com mais de 20% do número total de espécies sobre o nosso planeta. A biodiversidade é a maior riqueza das nossas terras e preservar esse recurso é dever de todos os seres humanos. Essa proteção é garantia de água em quantidade e qualidade, fixação de carbono, fornecimento de produtos madeireiros e não-madeireiros, além de toda a diversidade cultural.
Nós do Projeto Vale Sustentável atuamos de forma eficaz nessa proteção, recuperando áreas degradadas com o enriquecimento da cobertura florestal de espécies nativas, conscientizando a comunidade e promovendo a formação de agentes ambientais, constituindo uma rede de coletores de sementes do Bioma Caatinga, conservando e protegendo, especialmente as árvores que correm risco de extinção.
O Projeto acredita na disseminação de práticas agrícolas sustentáveis e, principalmente, na educação ambiental, que deve formar cada agente sobre a importância de guardar a vegetação que os cerca. Aumentando a proteção, mantemos as múltiplas florestas e os seus papéis benéficos para a sociedade. Preservar a vida é sinônimo de preservar a natureza.
A foto mostra todos os agricultores e agricultoras que vem realizando o reflorestamento da área de reserva legal do Assentamento de Reforma Agrária Professor Maurício de Oliveira, neste ano de 2021, com previsão de atingirmos 75 hectares até o final do ano de 2022.
O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.
Voltar