Parceria:

Implantação de meliponário em Assú-RN

A equipe técnica do Projeto Vale Sustentável esteve na manhã desta terça-feira, 16, implantando o meliponário no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, em Assú-RN. Na oportunidade estavam presentes ofertando apoio técnico e consultoria, Ivan Santa Rosa, meliponicultor e criador de abelhas, juntamente com João Paulo, extensionista da Emater.

O Projeto Vale Sustentável implantou um meliponário com 15 colmeias de melipona subnitida, Abelha Jandaíra, no referido assentamento. Vale destacar que essa espécie de abelha é nativa do bioma Caatinga e não possui ferrão e, por isso, é dócil. A Jandaíra é responsável por 30% a 60% da polinização de plantas nativas, como a Umburana, Caraibeira e outras espécies que estão reflorestadas na área de reserva legal, ajudando na polinização e na manutenção da biodiversidade.

Em sua explicação, Ivan Santa Rosa, deixou claro a importância e o presente que a comunidade está recebendo: “O meliponicultor presta serviço ao planeta quando cria abelha polinizadora, e o Vale Sustentável está inserindo nas comunidades rurais, revitalizando essa prática milenar. O projeto está fazendo uma ação de grande importância para as comunidades, tornando as pessoas guardiões de polinizadores, para que as gerações futuras vejam essas espécies e que elas se perpetuem, pois em algumas áreas do nosso estado já não existe mais essa espécie na natureza. A partir do momento que o projeto insere em uma comunidade rural um número X de abelhas sem ferrão, é inevitável que em poucos anos essas abelhas estejam repovoando novamente as espécies nativas, as umburanas, as caraibeiras, as aroeiras e as catingueiras”, afirmou Ivan, guardião de abelhas.

João Paulo Evangelista, extensionista da Emater, visualiza um elo perfeito com os quintais produtivos das famílias beneficiadas: “É um momento de muita expectativa, não só pela venda do mel, mas para que a sociabilidade se mantenha, para que as pessoas tenham a oportunidade de colher um mel puro, saudável e saboroso, isso influencia na soberania alimentar, e também na qualidade de vida e em um possível aumento de renda familiar. Hoje, a gente recebe mais um componente que pode vir a completar o quintal produtivo local, fortalecendo esse vínculo com a produção familiar e também com a preservação ambiental”.

O projeto é uma realização da @Anea, com o patrocínio da @Petrobras por meio do programa Petrobras socioambiental.

Voltar